sexta-feira, 17 de abril de 2015

Breve Histórico da Paroquia

O Padroeiro:
No ano de 1980, houve uma reunião com os primeiros moradores do bairro Jardim Amazonas, para escolher o padroeiro desta Igreja, então ligada a paróquia Nossa Senhora das Dores do bairro Ouro Preto. O objetivo da reunião era a escolha do padroeiro da comunidade, colocou-se em votação Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis. Por se tratar de um bairro pobre na época e por já existir alguns devotos de São Francisco de Assis, este Foi Escolhido como Padroeiro.







A Primeira Missa:
Celebrada no ano de 1981, por Monsenhor Gonçalo, neste mesmo ano fora dada a bênção da pedra fundamental da igreja, a celebração aconteceu na casa de Marolí, na rua 07 do Jardim Amazonas, em baixo de um coqueiro.
Missa de Natal 1981:
 Neste mesmo ano, no mês de dezembro, fora celebrada a missa de natal em cima de um caminhão, com a apresentação do Alto de Natal, cujo menino Jesus foi representado pelo filho de Dona Graça, Júlio César, na época com seis meses de idade, chegando a falecer poucos dias depois.
Primeira Catequista:
Dona Maria Aparecida, dava suas catequeses à sombra de um velho juazeiro, inicando assim a evangelização das crianças na nova comunidade.


Doado por João Nunes em 1978, o terreno foi abençoado pelo então bispo  Dom Gerardo de Andrade Pontes.




Á Cima e à direita, mutirão de limpeza do terreno onde seria construída a Igreja de Sao Francisco de Assis 



Galeria Clerical:

O Primeiro padre foi o então Pe. Antônio de Jesus Moreno Pinto, rescém ordenado em 20 de agosto de 1982, assumindo a então paróquia Nossa Senhora das Dores, no Ouro Preto, no daí 27 de agosto de 1992.
Os recursos para construção vieram da Alemanha, por meio de Moleirões. O Padre Antonio ainda Construiu a casa paroquial.









Pe. Manoel construiu o espaço onde hoje se encontra  a secretaria paroquial, reformado pelo Pe. Erivan.












À Direita nosso saudoso Pe. Dion terminou o reboco, colocou portas e janelas.


Em Meados de 1981, Junto com Dom Gerardo. 






O Pe. Nélio foi um dos párocos junto com Padre Dión, só depois o Pe. Dión Assumiria Sozinho

No dia 04 de Outubro de 2007, a pequena capela, começa a dar passos para se tornar uma paróquia, e recebeu seu primeiro “Pároco”, Pe. Porfírio,  que construiu a capela do santíssimo e comprou os primeiros objetos sacros.



O Pe. Humberto, fez a adesão de dos paramentos liturgícos fez uma grande reforma, além de um grande trabalho de evangelzação com seus retiros quaresmais. 

 









Pe. Erivan, além de muitas reformas em quase toda a estrutura, reformou o altar, a capela do santíssimo, gradeou a Igreja, além de aderir aos moveis liturgicos em pedra de granito (Altar, Ambão, Cadeira Presidencial, Pia Batismal), Além das tochas e Cruz Processional, o suporte do Círio Pascal e uma coleção de quadros da Via sacra.  












Primeiros Coordenadores.
O Primeiro presidente do Apostolado da Oração foi o sr. Valdecí de Barros. A Primeira Lider da Comunidade foi a Sra. Marolí, seguida de Daniel, Valdeci, Agenor, Luciete, M° Aparecida, Joel e Detinha.




Abaixo: Mutirão de 2008

Abaixo: Apostolado da Oração 







 Membros Antigos ainda ativos.
Dona Graça e seu Esposo. Embora debilitada, Dona Graça, presente desde a fundação da comunidade, ainda atua na catequese de adultos, seu testemunho de vida, amor a Igreja e bom humor, são características marcantes

























Dona Teresinha Leandro: Dona de uma voz invejável, dona Teresinha ainda atua na comunidade, foi a primeira a coordenar a apresentação da paixão de Cristo, e possui um testemunho ilibado.



À ESQUERDA: ROBSON ROCHA, SUELY,IRMÃ SOLANGE, SANDRA, E A OUTRA AINDA ESTAMOS DESCOBRINDO (RSRSR) 






à esquerda os Meninos do Antigo Grupo de Jovens JUA, todos ainda atuantes na Igreja.









à Direita, provavelmente antigos componentes do Grupo de Oração Movidos no Espirito Santo da RCC 






Reformas Significativas: 










Quati: Nossa Senhora das Dores 







À ESQUERDA: JARDIM SÃO PAULO - SANTO ANTONIO 
À DIREITA: ALTO DO COCAR - SÃO VICENTE DE PAULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário